Hoje foi um dia pra passear. Estudamos as opções no dia anterior e não foi difícil escolher. Escolhemos visitar o Coliseu e o fórum romano. Eles ficam um ao lado do outro, mas já vimos no dia anterior que tinha muuuuita coisa pra ver lá.
Fomos bem cedo, pois são lugares concorridos. Chegamos antes do Coliseu abrir (foi nossa primeira visita). Valeu a pena, porque depois a fila estava enorme!
Bom, não tem o que falar do Coliseu. É um lugar gigante, lindo, uma maravilha! Mas ao mesmo tempo carrega uma história muito violenta. Lemos nos nossos guias que o chão tinha uma camada grossa de areia para absorver o sangue que era derramado lá. Daí a palavra “arena”.
Aqui mostra como era a arena, toda a extensão era fechada. Aqui mostra só uma parte fechada.
Faltam palavras para descrever. É de impressionar a estrutura que tinha pela época em que foi feito. Tanto a visita ao Coliseu quanto ao fórum romano me fizeram lembrar de quando fui com o pai quando pequeno nestes lugares.
Esta é a parte que era subterrânea, onde ficavam os animais, os escravos e criminosos.
O ingresso do Coliseu valia também para o Monte Palatino. Este monte era onde ficavam várias residências imperiais e templos. Também tem lá restos e marcas do que foi uma vez (acredita-se) a cabana de Rômulo (lendário fundador de Roma). O tempo todo olhávamos no guia para saber o que estávamos visitando, pois neste monte tem vários templos diferentes e casas de diferentes pessoas, como Lívia e Augusto. Tudo em ruínas, é claro.
Cabana de Rômulo. Estes buracos é onde ficavam as estacas da cabana. Séc 8° a.C.
Domus Augustana, residência particular Imperial.Séc 1° d.C.
Casa de Augusto e ao Lado esquerdo ficava a casa de Lívia.
O monte Palatino é um lugar bastante agradável, com bastante verde. Pena que o banheiro tava fechado, então pra mim (Nino) não foi tão agradável.
De cima do monte, quando estávamos prontos pra descer, tivemos uma bela vista. Vimos o fórum romano bem de cima. Maravilhoso e grande. A basílica de Constantino e Maxêncio é gigantesca, se destaca do resto do fórum. Antigamente era usada também para assuntos de negócio e justiça.
Ficamos um tempo admirando lá em cima o que foi uma vez o centro religioso e político de Roma. Lá ficavam vários templos, assim como o senado romano. O que marcou mais para mim foi o fato de estar tudo em ruínas, parece que um furacão passou por lá. Como diz no nosso guia: “O nascedouro de séculos de civilização ocidental, e uma oportuna lembrança de que nenhum poder, por maior que seja, dura para sempre.”
Acho uma viagem aquelas colunas gigantes sozinhas, cortando o céu. Bem cara de um templo destruído.
Caminhamos bastante, observamos tanto os restos de templos e igrejas, assim como os arcos que ainda estão de pé, simbolizando conquistas militares. É impressionante a riqueza de detalhes nos monumentos. O Arco de Tito, por exemplo, é repleto de detalhes esculpidos. Este arco, por exemplo, foi erguido no ano 81 d.C. O bom gosto não é de hoje!
Na região ainda tinha o Monte Capitolino e seus museus. Muita coisa pra uma só manhã (ou pra um só dia). Estávamos com as pernas bambas e os pés brancos de areia. Mas com energia ainda pra voltar pra casa.
Amici,
ResponderExcluirLê-los descrevendo Roma, e a viagem, e as peripécias, desperta graça, alegria, angústia e muitas saudades. Aproveitem tudo por aí e mantenham-nos atualizados. Baci!
Faequinha e Nino!!!
ResponderExcluirADORAMOS as fotos e ficamos maravilhados com tudo! (inclusive com as descrições). agora já sei quem serão meus professores de história!! eh eh eh
desse jeito a gente vai chegar em Roma sabendo tudo!!
saudades...
grande beijo
Le e Edu
Ai... ta dando uma coceira... estamos loucos pra visitar voces e ver estes lugares todos!!! Sem duvida, Roma representa muito para a historia e cultura do mundo ocidental. Voces sao muito privilegiados por terem 3 anos ai pra descobrirem tudo o que Roma tem pra oferecer. E a gente vai aproveitar tambem! hehehe
ResponderExcluir