Marquei por email o meu primeiro encontro com o Prof. Filippo Bracci. É o meu primeiro contato pessoal com o instituto de matemática da Tor Vergata. O Prof. Filippo é o coordenador de doutorado da matemática. A minha entrevista por skype tinha sido com ele. O encontro foi marcado para ontem de tarde (quinta-feira).
Fui com a Faeca, aí ela já conheceu o tal Filippo. A conversa foi rápida, falamos das aulas que eu vou fazer. O que descobri? Que tem um curso que ele já está dando que começou semana passada. É bastante importante pra mim, pois é um curso de análise em várias variáveis complexas. Mas porque começou semana passada se as aulas do doutorado começam no final de outubro? Pois é, este é um curso de MESTRADO.
O Filippo acho que pensava que eu já tinha feito esse curso. Que nada, na UFRGS é um curso de doutorado! Já deu pra ver o nível, né? Ainda que aqui o mestrado (chamado laurea especialista) é por 1 ano.
Bom, então foi bem assim que comecei. Hoje de manhã mesmo fui na minha primeira aula aqui (que pra turma deve estar sendo a quarta). Não esperava começar tão cedo e nem pegar uma turma andando.
Como fui de aula? Em primeiro lugar, a aula foi em italiano. O que não chegou a ser um problema, porque sabendo matemática, dá pra entender até um francês. Em segundo lugar, já tinha começado na semana passada. E em terceiro lugar, eu copiei a aula. Pra quem não sabe, eu tenho um jeito diferente de copiar a aula: no xerox! Isto é, eu não copio nada e depois pego um caderno de um colega e faço a “cópia” (no xerox). Se eu copio na mão durante a aula, não consigo prestar tanta atenção.
Mas tudo bem, nada que os estudos depois não cubram. Segunda-feira tem um encontro para definir sala e horário de outro curso. Pra vocês verem, tá tudo começando a mil, e um pouco antes do esperado.
Apesar de tudo eu tô feliz, porque gosto de ter essa rotina de ir pra aula e tal.
Hoje de tarde teve uma palestra. Se gostei? Os docinhos que tinha depois estavam ótimos! Quanto à palestra, entendi os primeiros 5 minutos, acho... Conheci alguns professores e doutorandos, entre eles um doutorando japonês. Conversamos em italiano! (um pior que o outro).
Semana que vem vou ver de uns assuntos burocráticos... Vou ganhar um cartão magnético (para ter acesso a alguns corredores), uma chave de uma sala e uma conta nos computadores.
Era isso. Até.
Nino
Não esquece de perguntar sobre o anti-zero, e a esfera dos complexos... :-P
ResponderExcluirO tal do curso de mestrado é como se fosse sobre esferas dos complexos em dimensão qualquer n (é claro que n é um número natural).
ResponderExcluirÉ bom receber recados de longe com saudades.Faltou uma janta de despedida...
Queridos e inesquessíveis sobrinhos
ResponderExcluirFazinha e Nino
Estou lendo as aventuras de vocês. A Leticia está conosco hoje e me ensinou acessar esta pagina. É muito gostoso e interessante ler a descrição minuciosa que fazem nos locais visitados e do cotidiano vivido aí em Roma. Vou aprender muito lendo as maravilhas que nos relata. A despeito da distância Teodoro e eu estamos com vocês sempre presentes em nossas mentes e corações, tal como o que acontece com Leticia, Edu e Lucas . Um grande e afetuoso abraço da tia Clara e e tio Teo .