quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Passeio nos museus do Vaticano dia 7-11-2009

Faz tempo que queríamos conhecer os museus do Vaticano. Mas sempre que líamos no guia, não conseguíamos evitar de ler a parte que dizia: 


"Não há sentido em tentar ver tudo, pelo menos não em uma única visita (...) Na verdade gasta-se um bom tempo só para entrar, mesmo fora de temporada as filas se estendem ao longo dos muros do Vaticano e é raro a espera inferior a uma hora, mesmo para quem chega antes do museu abrir." 


Isso nos fazia sempre deixar a visita ao Vaticano para depois, nos levando a conhecer outras partes mais "secundárias" de Roma primeiro.

Então decidimos encarar esta "bronca", mesmo saindo no fim de uma manhã de sábado. Felizmente a surpresa foi boa, não tinha nenhuma fila para entrar! Pudemos ver tudo o que queríamos com bastante calma! Só de vez em quando a Faeca reinava porque sempre tinha alguém se atravessando na frente na hora de bater foto! ehehehehe...

Bom, como já diz o nome, os museus vaticanos é um complexo de museus com diferentes tipos de coisa pra se ver. Fazem parte dele: o Museu Pio-Clementino (com várias estátuas clássicas), o Museu Egípcio, o Museu Etrusco, a Galeria de Candelabros, a Galeria de Tapetes, a Galeria dos Mapas, as Salas de Rafael, o Apartamento Bórgia (com pinturas em quadros e no teto), a Capela Sistina (a parte principal do museu), o  Museu de Arte Cristã, a Biblioteca do Vaticano, Braccio Nuovo e Museu Chiaramonti (com uma infinidade de estátuas) e a Pinacoteca (com várias pinturas renascentistas). Pelo tamanho desse parágrafo dá pra ter uma noção de porque no guia diz que não dá pra ver tudo em uma só visita.

Bom, a gente visitou o que nos parecia interessante. Coisas como o museu egípcio a gente pulou. Outros a gente visitou sem saber qual era o museu, porque é tudo meio junto. A ideia inicial era ver a Capela Sistina. Fomos seguindo as indicações e no caminho passamos por várias das galerias acima. Boa parte do complexo tinha lindas decorações no teto, pintadas e em alto relevo, incluindo esculturas.


Galeria dos Tapetes era climatizada especialmente para conservar os antigos tapetes, do século 17. A iluminação também era reduzida e não se podia usar flash. Como esperado, as figuras do tapete eram geralmente religiosas.
Esse tapete retrata o milagre da ressurreição de Jesus.

Em seguida, andamos pela Galeria dos Mapas, onde nas paredes haviam diversos mapas pintados, com identificações escritas logo acima. No teto desta galeria eram retratados em pinturas,acontecimentos ligados aos mapas adjacentes. Por exemplo, alguns mapas eram de territórios conquistados após alguma batalha, que era ilustrada no teto acima.


As galerias seguiam com vários quadros muito bonitos. Em seguida chegamos às Salas de Rafael, que são 4 salas decoradas pelo pintor Rafael e seus discípulos. Antigamente eram os aposentos do papa Julio II. Algumas das nossas pinturas preferidas:
Discussão sobre o Santíssimo Sacramento

A pintura acima reune religiosos e pensadores numa hipotética discussão sobre o Sacramento, uma reafirmação do dogma religioso. Até o poeta Dante aparece aqui.

Libertação de São Pedro

Incêndio no Borgo

Essa pintura retrata um milagre em que o Papa  Leão IV extinguiu um incêndio fazendo o sinal da cruz. Na obra aparece Enéias de Tróia com seu pai nas costas: um paralelo feito por Rafael.

Escola de Atenas

Essa pintura a importância da verdade ciêntífica, com, ao centro, Platão e Aristóteles tendo uma discussão filosófica.

Em seguida entramos no Apartamento Bórgia,  que foi habitado por Alexandre VI. Gostamos do quadro:

Depois foi a hora de conhecer a Capela Sistina. É a capela particular do Papa e onde ocorrem os conclaves de cardeais em que um novo papa é eleito. Boa parte da capela foi pintada por Michelangelo. Lá dentro é proibido tirar fotos ou fazer filmagens, assim como se deve fazer silêncio.

Este é um dos lugares mais lindos que visitamos, além de ser muito emocionante. É ver ao vivo obras de arte de um pintor consagrado, e que sempre víamos em livros ou na televisão.

O teto da capela retrata diversas passagens do antigo testamento, como a criação do sol por Deus, a ciração de Adão e Eva, o pecado original, o dilúvio. Por respeitarmos as regras, não tiramos nenhuma foto, mas podemos roubar algum da internet.
criação de Adão

Além do Teto, todas as paredes da Capela são pintadas e decoradas. A maior pintura é a do Juízo Final, que retrata a ira de Jesus (ao centro) condenando algumas almas ao inferno e julgando outras recém chegadas. Esta pintura foi encomendada pelo Papa Paulo III, para reforçar a fé dos católicos na tumultuada época do Renascimento.
Juízo Final

Bom, mas a Capela Sistina não é tudo e o passeio continua! Galerias e mais galerias decoradas da parede ao teto. Aquilo não terminava mais, com uma pintura diferente da outra!


Depois de muitas andanças, chegamos ao ponto de partida. Um bom momento pra descansar um pouco antes de explorar os outros museus do Vaticano. Felizmente tinha belos espaços ao ar livre para relaxarmos...


Essa é uma coisa boa dos Museus Vaticanos. É um complexo tão grande que inclui áreas desse tipo sem precisar sair e perder o ingresso! Aproveitamos e comemos um pouco!

Com as energias recuperadas, fomos visitar a Pinacoteca, um museu à parte com quadros renascentistas e outros mais antigos, como esse:


Claro, a gente achava mais lindos as obras do renascimento. Tinha uma sala com várias obras de Rafael (ele de novo). É interessante que as pessoas parecem saltar do quadro. O seguinte se chama Transfiguração.


Na mesma sala tinha uma reprodução da Santa Ceia, de Da Vinci. A Faeca já queria sentar à mesa e ceiar junto, vejam:


Outras belas pinturas na Pinacoteca:
Pietà, de Bellini

O Seguinte é um quadro inacabado de Da Vinci. Dá pra ver como ele era entendido em anatomia.

São Jerônimo, de Da Vinvi

O milagre da ressurreição de Lázaro

O quadro abaixo, de Caravaggio, tem o rosto de Maria bem desenhadinho, uma perfeição!
Descida da cruz, de Caravaggio

São Tomás só acredita vendo

Mateus, evangelizando

No quadro abaixo o pintor fez tudo que foi possível para não mostrar certas partes do corpo de Adão e Eva... Mas o resto do Vaticano estava minado de estátuas peladas.. ehehhe
Jardins do Éden

Cortile della Pigna

Saindo da Pinacoteca, encontramos um corredor com diversas estátuas. Era de se espantar (e de se cansar). Pra gente se distrair, tínhamos que brincar um pouco...
bustos

Quase todas as estátuas (senão todas) estavam castradas. A maioria delas tinha uma folha tapando as "coisas".
com folha

Tinha tanta estátua lá... Tinha até estátua com frio...
nem tava tão frio assim...

Hehehe... Essa aí era numa sala em que estavam trabalhando na restauração. A sala era fechada ao público. Um dos trabalhadores não tinha onde deixar o casaco, aí achou um "cabideiro"... Logo que viu que a gente ia tirar foto foi correndo pra tirar... Tarde demais!

descansando

Tinha até estátua de bichos. Vaca, porco, cachorro...

Bom, passeamos bastante e vimos muita coisa. Os museus vaticanos são lindos, e dá sim pra visitar em um dia (mas não precisa ver tudo...).

Pra encerrar, mandamos lembranças para o Brasil:

Observe o dizer: "correio vaticano"

Beijos a todos!

Nino e Faeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário