domingo, 4 de dezembro de 2011

Caritas, trabalhando no bem

“(...) se trabalharmos - se nos dispusermos a trabalhar servindo sempre, com esquecimento de nos mesmos - todo ódio se converterá em amor, todo sofrimento se transubstanciará em alegria, toda lágrima se fará benção, toda aflição se erigirá por ensinamento e toda sombra se transformará em luz para sempre.”
(Meimei, em Mais Luz)

Há mais ou menos 1 ano e meio a Faeca recebeu uma orientação do Abrigo Espírita Oscar Pithan que, entre outras coisas, enfatizava que seria importante para ela o trabalho voluntário. Buscamos nos informar, pela internet e com a professora da Faeca, como funciona o trabalho voluntário. Ficamos bem desorientados e sem motivação por saber que para ser voluntário deve-se fazer um curso de 1 ano se não nos enganamos para começar a trabalhar. Que isso? Ensinar a pessoas a ter compaixão, vontade de fazer o bem? Isso não entrou na nossa cabeça e acabamos deixando de lado.

Passaram-se alguns meses desde os primeiros passos e um belo dia a Faeca e o Nino estavam chegando em casa quando foram surpreendidos pelo Padre da Igreja do bairro. Ele disse que estava benzendo as casas e quis entrar na nossa casa.
Ficamos sem saber o que fazer e envergonhados, pois não somos católicos e não queríamos ser grosseiros mediante aquela figura tão bondosa e gentil.

Don Mario (padre):



Don Mario entrou na nossa casa, e nós explicamos que somos espíritas (ele não conhece o espiritismo) e com a mesma gentileza quis saber mais da nossa religião, se orávamos, no que acreditávamos. Depois disso nos convidou para que orássemos o Pai Nosso. Também nos perguntou se estávamos bem e disse que se precisássemos de qualquer coisa era para ir até ele na igreja. Em nenhum momento ele forçou a barra em querer benzer a nossa casa ou qualquer outra coisa. Nem falou mais sobre isso.
Então lembramos de perguntar se tinha trabalho voluntário na igreja e Dom Mario disse sim!! Aquilo soava como uma música doce nos nossos ouvidos, era tudo que a Faeca queria!
Combinamos de ir na igreja para conversarmos melhor. 

Igreja San Bernardino da Siena


Passou uma semana do nosso encontro com Don Mario e finamente a Faeca se rendeu. Fomos na primeira semana de maio de 2011 e Dom Mário nos recebeu com todo carinho e convidou a Faeca para o trabalho da Caritas que tem na igreja, na parte de organização e doação de roupas. Ressaltamos que não somos católicos e Don Mario disse que isso não era um problema. Isso foi o máximo!!

Para quem não sabe, a Caritas Internacional é uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países, com finalidade de fazer a caridade. Aqui na Itália pelo que vimos,a maioria das atividades de caridade estão sempre ligadas à Caritas.


Passamos a manhã de um sábado na igreja (neste pátio acima na foto) para o encontro com as futuras companheiras de trabalho da Faeca. Também fomos bem recebidos por elas, a Fausta ainda disse, que coisa boa ter gente jovem trabalhando com nós, vai dar mais alegria na Caritas, só tem gente mais velha! Foi maravilhoso ver a empolgação da Fausta com a chegada da Faeca. Também conhecemos a Franca que fala muito rápido e a Concettina que é super calma. E assim foi o começo da história...

Concettina:


Fausta:



A Faeca continua firme no trabalho na Caritas e adora cada vez mais. Fez amizades com outras senhoras da igreja e com pessoas que vão em busca de roupa e comida.
Tudo isso está fazendo um bem muito grande na vida da Faeca e do Nino, que as vezes participa de alguns trabalhos quando pode.


“Mediante o trabalho-abnegação, do qual não decorre troca nem permuta de remuneração, o homem se modifica a si mesmo, crescendo no sentido moral e espiritual.”
(Joanna de Angelis, Em Estudos Espíritas)

Mais da Caritas:


  Aqui as pessoas aguardam para ver as roupas:



 Nino ajudando na limpeza dos vidros: 


Tudo organizado para receber as pessoas: 



"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)

Existem milhares de pessoas precisando de ajuda. Não estou falando de dinheiro, mas de ouvidos para ouvir, boca para dizer palavras de conforto, e braços e pernas para o trabalho. Qualquer esforço sempre ajuda, inclusive a você mesmo! Não demore muito para fazer um belo fim.

Um comentário:

  1. Faeca e Nino adorei este Blog. Achei mto interessante e amei a participação na obra assistencial . Bjão pra voces!

    ResponderExcluir