Nossa aventura na Bélgica continuou na segunda-feira, dia 15/03, pelo sul da Bélgica: visitamos as cidades Namur e Dinant, que ficam no vale do rio Meuse. No fim do dia precisávamos ir ao aeroporto de Charleroi pegar o nosso vôo de volta a Roma, mas deu tempo de passearmos bastante...
Olhem no mapa as cidades que visitamos:
Olhem no mapa as cidades que visitamos:
Esse mapa é interessante que mostra em cores as línguas faladas na Bélgica. Em amarelo é a região flamenga, onde se fala Holandês. Em vermelho é a região valã, onde se fala francês. A parte em laranja é Bruxelas, onde se fala as duas línguas. A parte listrada em azul é ainda valã, mas se fala alemão.
Primeiros visitamos Namur que, assim como Dinant, estava abaixo de neve! A cidade fica ao redor dos rios Meuse e Sambre. Subindo um morro conhecemos o forte da cidade.
Primeiros visitamos Namur que, assim como Dinant, estava abaixo de neve! A cidade fica ao redor dos rios Meuse e Sambre. Subindo um morro conhecemos o forte da cidade.
Estava tudo lindo, coberto de neve! Do forte se enxergava bem a cidade com os telhados branquinhos...
Era a vista da cidade de um lado e o forte do outro. Pra chegar lá contamos com as habilidades do motorista Rodrigo nas curvas fechadas e cheias de neve.
Pudemos ver também onde os dois rios se encontram (ou se separam...)
Depois fomos explorar um pouco o forte...
Enquanto uns faziam pose pra foto...
Outros congelavam!
Depois fomos procurar um lugar que o Rodrigo disse que tem uma vista muito bonita. Mas era num morrinho e não sabia se a gente ia conseguir subir com toda essa neve... Fomos no tal lugar... O Rodrigo subiu primeiro, e conseguiu... Depois foi o Nino e os homens puxaram as mulheres pra subirem junto.
Só que quando mais se sapateava naquela neve, mais resbalenta ela ficava... Depois de algumas tentativas frustradas de subir, todos conseguimos e pudemos apreciar a vista. Como a Faeca tava com as botas menos favoráveis à aventura, deu uma bela resbalada e faltou lugar pra se segurar... A vontade de rir foi maior que a de ficar em pé e ela resolveu se entregar..... De bunda no chão! Riu muito muito muito... Foi muito bom! Aí passou a preocupação de todo mundo de cair um tombo, já que parecia tão legal.
Mas valeu o esforço:
Bom, quero ver descer agora! A neve tava intacta antes da gente subir, agora tava tudo uma bagunça e não tinha mais onde se apoiar. O melhor era descer correndo sem tentar freiar. O Rodrigo parou no meio do caminho, num morrinho intermediário, pra ajudar os outros a descer. O Nino entrou no espírito de descer correndo e mandou o Rodrigo morrinho abaixo (sem querer). Mas ele não caiu, aproveitou o embalo e desceu correndo também...
No final todo mundo tinha descido e só faltava a Faeca. Mas ela tinha toda uma equipe de suporte pra descer!
1, 2, 3... E já!
Não parece, mas era uma bela descida!
Depois de explorar bem o forte, a neve e os morrinhos, descemos de volta à cidade.
Olha que bonito o forte visto de fora.
Depois fomos passear um pouco no centro da cidade.
Depois fomos nos esquentar e forrar a barriga num restaurante. Toda a comunicação foi em Francês (o Rodrigo e a Cibele nos ajudaram). Até a Faeca se habilitou a falar em Francês com a garçonete. A sopa tava bem gostosa, fora todo o acompanhamento e os cremes (patês) de azeitona e ricota!
Depois fomos para Dinant, uma cidade também à beira do Rio Meuse que se espreme até uma montanha, onde tem uma bela igreja. A igreja fica ao pé de uma parede de pedra do morro. E acima do morro fica o forte da cidade (citadela). Esta igreja teve que ser reconstruída porque foi atingida por pedras que desabaram dessa parede.
Não tivemos muito tempo para passear por Dinant. Conhecemos a igreja que tem vitrais lindos.
Vejam que curiosa essa formação de pedras com a estrada no meio:
Depois subimos mais um morro pra descobrir novas vistas.
E lá em cima, quase que por acidente, começou a nossa guerra de neve... Todo mundo jogou punhados de neve e todo mundo também levou! Demos muita risada e enchemos os bolsos e os capuzes de neve!
Depois dessa aventura tomamos a estrada em direção ao aeroporto... Já tava na hora de voltar pra casa...
Saudades ficam, que matamos com conversas do skype e tomando cervejas belgas!
Primooos, que passeio lindo esse na Bélgica...fico feliz em vê-los contentes em todas as fotos! O frio, a neve deixando os telhados brancos, a presença de vocês, nada disso tenho aqui mas lendo o blog sinto como se estivesse mais perto do que realmente é. Amo vocês, beijos e abraços...estou morrreeeeeeeendooo de saudades! Gabi.
ResponderExcluir