segunda-feira, 5 de julho de 2010

Alemanha-Konstanz

Entre os dias 17 e 20 de junho, estivemos em Konstanz, na Alemanha, visitando os nossos amigos Quelen e Samuel. A Quelen era vizinha da Faeca, o Samuel era colega do Nino e está fazendo doutorado na Alemanha. Eles se conheceram no nosso casamento e agora estão casados, começando a sua vida na Europa e passando por situações bem parecidas com as nossas. São nossos grandes amigos e moram no nosso coração!


Nós fomos de avião com a empresa EasyJet, uma das companhias mais baratas pra se viajar na Europa. Em compensação, essa empresa voa entre aeroportos menos conhecidos. Aterrissamos no aeroporto de Basel-Mulhouse-Freiburg. Esse aeroporto tem tantos nomes porque chegando nele você escolhe se sai para a  Suíça (Basel), para a França (Mulhouse) ou para a Alemanha (Freiburg). Muito engraçado na sala de desembarque as placas indicando as saídas para 3 países diferentes!

O Samuel e a Quelen estavam nos esperando na parte da Suíça. No caminho do aeroporto até a estação de trem, já pudemos conhecer um pouco da Suíça.



De Basel fomos de trem para Konstanz. Botamos as conversas em dia enquanto apreciávamos as belas paisagens européias. Boa parte da viagem costeando o Rio Reno, que serve de fronteira entre Alemanha e Suíça.


Bom, nem precisamos falar que fomos muito bem recebidos pelos nosso amigos! Tratados como reis e agradados com todo tipo de coisa. Uma boa cerveja alemã e uma mesa com fartura brasileira!



Estava garoando no primeiro dia de passeio, mas mesmo assim saímos de casa para conhecer a cidade. Passeamos à beira do lago de Konstanz, um lago enorme que fica parte na Alemanha, parte na Suíca e parte na Áustria. O lago é formado pelo derretimento de neve dos alpes suíços e "escoa" pelo rio Reno.

À beira do lago encontra-se a estátua de Impéria, que representa uma mulher (prostituta) segurando em uma de suas mãos um rei e em outra um papa. Essa estátua dá entender que a mulher tinha em suas mãos as duas classes mais poderosas: a nobreza e o clero.


Mais especificamente, a estátua foi inspirada por um livro de ficção chamado "La belle Impéria". Mais informações nesse link (em inglês). Vimos de perto uma réplica da estátua do papa nas mãos de Impéria na central de turismo:


Konstanz é uma cidade muito bonita e simpática. O lago, o verde, as flores e a cara de cidade européia agradam muito aos olhos.


Depois de passear pelo centro da cidade, paramos numa tentadora loja de chocolates suíços...



Huuuuuumn....


Perto das Termas de Konstanz tem uma espécie de praia e um parque, um lugar bem bom de passear:






Tá, mas só um pouquinho... E essas termas? Ah, não perdemos essa chance e fomos conhecer as tais termas. É um lugar muito bom, com piscinas de água morna, água quente e água super quente. Uma das piscinas é ao ar livre, com vista para o lago de Konstanz e os Alpes suíços (mais ao fundo). Pra completar tem também toboágua (mas na piscina mais fria...). 


O Nino relembrou o delicioso passeio nas águas termais em Barra do Garças, com as primas Duda e Gabi.

Uma coisa curiosa em Konstanz é uma fronteira que encontramos com a Suíça. Um lugar de livre passagem de pedestres entre a Suíça e a Alemanha, com apenas uma placa sinalizando a divisa. Nos sentimos personagens de um amor impossível, cada um morando em um país... :)


Também demos uma rápida passadinha na universidade onde o Samuel estuda. Ele tem até uma sala, que divide com mais outro doutorando.


Um lugar interessante de Konstanz é um pequeno chafariz numa certa rua, que está todo decorado com estátuas bizarríssimas. Para nós, acostumados com estátuas de Apolo e Netuno em poses artísticas, esse era um lugar bem interessante!


Tinha, por exemplo, uma estátua com cabeça de homem e corpo de porco:


(uma alemã falou pro Samuel que "isso é porque os homens são porcos". Ahahaha). O outro lado do chafariz parece uma piscina térmica, com os velhinhos tomando banho:


Chega a ser engraçado como a perfeição dos traços físicos se torna sarcástica nessas estátuas:


Mais acima, um louco com uma direção na mão e outras estátuas sem sentido:


E ali perto, um macaquinho com cara de simpático:


Bonito também foi passear à beira do lago de Konstanz, numa parte onde ele é bem estreitinho. Uma vista linda, tanto pro lado do lago, quanto pro outro lado, onde tem casas típicas, flores e muito verde!





Pudemos até nos aproximar dos cisnes e dos patinhos, acostumados a ganhar comida das pessoas.



Realmente, uma cidade muito bonita!



Gostamos muito do passeio, de rever os amigos e conhecer esses belos lugares. Vários passeios ainda ficaram para a próxima visita, tem bastante coisa interessante lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário