segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A bela Amsterdam


Mal retornamos do Brasil e já fizemos uma pequena viagem antes das aulas começarem. Pegamos um avião até Bruxelas, onde estão morando a Cibele e o Rodrigo. O passeio começou na Holanda, na cidade de Amsterdam. Infelizmente a Cibele tinha aula e o Rodrigo tinha que trabalhar, então fomos nós dois. Depois fomos os quatro para a França, conhecer a região de Champagne. De lá os dois voltaram aos seus compromissos belgas e nós dois continuamos a nossa lua-de-mel em Paris.

Como sempre fomos muito bem tratados em Bruxelas e, é claro, tomamos bastante cerveja belga. A Faeca matou a saudade das cervejas doces de frutas vermelhas e o Nino matou a saudade das cervejas encorpadas com seus copos personalizados.

Bom, mas esse post é para falar de Amsterdam. Pegamos um trem em Bruxelas pela manhã, dormimos em Amsterdam e retornamos na noite seguinte. Para nós, Amsterdam é a mais bela capital européia. Mesmo sendo uma cidade grande, ela mantém o jeito de cidade pequena, que recebe os visitantes de braços abertos. 

As casas do interior da Holanda e de Amsterdam parecem ser de brinquedo, e tudo parece parte de uma estória que não é real. Enquanto o país é muito bonitinho, os holandeses têm um jeito bem particular de se vestir, meio num estilo "eu sou mais eu". E esse comportamento "liberal" se repete em decisões como a legalização da maconha e da prostituição.

Existe uma frase que diz que Deus criou o mundo, mas os Holandeses criaram a Holanda. Boa parte da extensão do país foi invadida do mar, através de um elaborado sistema de diques. Além disso, 27% do território fica abaixo do nível do mar!

Pra quem não sabe, Amsterdam é uma cidade com canais para todo o lado. Bom, a Holanda já tem vários canais, mas Amsterdam tem por todo o lado. Isso já dá um belo charme à cidade. E como os Holandeses adoram pedalar, os canais e suas pontes fazem uma boa combinação com as bicicletas.




O primeiro "ponto turístico" da cidade que vimos fica ao lado da estação de trem: o estacionamento de bicicletas de 3 andares!




O Rodrigo, por exemplo, morava em Amsterdam com a Cibele e estudava em Roterdam. Todo dia ele ia de bicicleta até a estação de trem e deixava nesse mega estacionamento. Ia pra Roterdam de trem e quando voltava pegava a bicicleta de volta... Difícil deve ser encontrar a bicicleta no meio de tantas! Pra vocês, deixamos a simples tarefa de encontrar o Nino no meio das bicicletas:




Seguimos o nosso passeio pela cidade, parando em cada ponte para admirar...




As casas em Amsterdam são estreitas e altas, normalmente inclinadas para frente e com um ganchinho acima da janela mais alta. Assim as pessoas faziam a mudança antigamente, levantando os móveis com uma corda no gancho e pondo janela adentro. A inclinação da casa facilita o processo.


E nós tivemos a chance de presenciar um holandês se mudando, mas hoje em dia é um pouco diferente:




Isso é tipo um caminhão com uma escada que sobe lá em cima pra passar as coisas pela janela. Conversamos com a dona da casa, que foi muito simpática e disse que estava se mudando por causa do barulho.


Antigamente o imposto de território de Amsterdam era cobrado de acordo com a largura da fachada da casa. Por isso era comum casas com fachada estreita, altas, e que se alargavam para o fundo. Nós encontramos o que parecia ser a casa mais estreita de Amsterdam:




Mas depois, durante um passeio de barco, descobrimos uma mais estreita ainda!




A próxima parada nossa foi a casa de Anne Frank




Pra quem não sabe, a Anne Frank se refugiou junto de sua família judia aos 12 anos de idade em um esconderijo na época da segunda guerra mundial. Ficaram isolados nesse esconderijo por 2 anos, até serem descobertos. Anne Frank manteve um diário durante esse tempo, que depois foi publicado e ficou famoso. A casa que visitamos é o prédio onde ficava o esconderijo. Anne Frank morreu em um campo de concentração nazista.


Pra quem conhece a história, é um lugar impressionante, onde se pode sentir na pele o que eles passaram naquele esconderijo! Fotos não são permitidas lá dentro, mas pudemos comprar uns postais do quarto da Anne Frank.


Outro lugar que fomos foi o Museu de Cera Madame Tussaud. É um museu onde podemos tirar fotos com várias pessoas famosas!




Vamos pôr aqui os melhores momentos no museu de cera. George Bush:


Bob Marley:


Bon Jovi:


Tiesto:



Justin Timberlake:



Ronaldinho Gaúcho:



Charlie Chaplin:



Marilyn Monroe:



Salvador Dalí:



Picasso:



Rembrandt:



Bom, vamos parar esse post por aqui que tá ficando grande... Mas no próximo post escreveremos mais sobre Amsterdam: falaremos do passeio de barco pelos canais, dos lojas de maconha, do passeio pelo "distrito da luz vermelha" e muito mais! Até lá



Nenhum comentário:

Postar um comentário