sábado, 9 de outubro de 2010

Mais de Amsterdam

Como na Holanda a maconha (e outras drogas ditas "leves") é legalizada, existem lugares específicos para se fumar maconha. São os "coffee shop". Se você entrar num, eles te dão um cardápio onde pode escolher entre variações da cannabis e de outras "drogas leves". A gente preferiu nem entrar, o cheiro de fora já era bem forte.


Existem também lojas que vendem produtos relacionados a maconha. Coisas do tipo sementes, charutos, chá, shampoo, chocolate, souvenirs... E, é claro, a própria erva pronta pra ser usada.


Chegamos a flagrar um prédio dedicado ao cultivo (e comércio, no térreo) da erva:


Mas não só a maconha é legalizada na Holanda. Lá, prostitutas trabalham dentro da lei e tem direito a carteira assinada, aposentadoria, etc. E existe um lugar próprio pra isso em Amsterdam: O Distrito da Luz Vermelha. A qualquer hora do dia se pode caminhar neste bairro, onde se misturam atrações turísticas (como bares, cofee shops...) com prostituição, casas noturnas e casas de shows.

Nem precisamos dizer que é preciso ter discrição e respeito na hora de tirar fotos...




E é bastante estranho também. As mulheres ficam atrás de um vidro, como se fosse uma vitrine, se mostrando e convidando pra entrar. Quem tem interesse, se aproxima, ela abre um pouco a porta e eles combinam os detalhes. Enquanto o "serviço" é feito num quartinho nos fundos, a vitrine fica tapada, com uma cortina. Na foto abaixo, 3 "vitrines"diferentes, duas deles estão "ocupadas" (ou ainda não abriu).




As casas em atividade ficam marcadas também com uma luz vermelha:




Uma hora a gente se embretou num bequinho bem estreito, cheio dessas "salinhas". E só entramos porque sabíamos que lá é seguro. Uma viagem!




Outra coisa interessante de fazer em Amsterdam é um passeio de barco. O barco anda um pouco por canais e rios dentro da cidade e ao seu redor. Vimos várias casas-barco (que na verdade são mais caras pra se morar que casas normais) durante o passeio.


Vimos um barco que serve de estacionamento de bicicletas:


E vimos, principalmente, muitos casinhas bonitinhas à beira de canais.


Outra coisa linda em Amsterdam são os seus parques. Nós conehcemos o Vondel Park, que ficava perto do nosso hotel. Mas nem tivemos tempo de passear nele, ficou para outra visita.


Uma coisa super curiosa é um lugar em Amsterdam que com umas casas que.... Estão sem portas??


Não, calma aí, gente! Essas casas têm porta, mas a porta não dá pra rua. Fazendo a volta, se descobre um jardinzinho comum a todas as casas, onde ficam as portas de entrada. É como se fosse um condominio, onde antigamente mulheres viúvas que ficavam sem ter onde morar compravam uma casinha.



O lugar é muito bonitinho. Cada casinha tem um jardinzinho e, além do belo pátio comum, tem também uma igrejinha bem simpática.




Ali perto ficava o mercado de flores, com várias barraquinhas vendendo plantas e sementes.




O nosso último passeio em Amsterdam foi para a feira Albert Cuyp Markt, com o principal objetivo de comer um stroopwafel artesanal feito na hora. O Stroopwafel é tipo um biscoito wafel cortado ao meio e recheado de caramelo. Na banquinha da feira somos atendidos por um senhorzinho vestido a rigor. E o stroopwafel, uma delícia.




Gostamos muito de Amsterdam, e ficaram ainda coisas para se visitar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário