Na quarta-feira continuamos o nosso passeio com Rodrigo e Cibele e fomos conhecer Ostia Antica, um lugar que tínhamos vontade de conhecer já faz um tempo.
A antiga cidade de Ostia (pronuncia-se "óstia") foi construída para ser uma base militar do império romano. Mais tarde se desenvolveu como ponto comercial, impulsionado pelo porto de Ostia. O que visitamos são as suas ruínas, conhecidas como "Ostia Antica". Como nos dias de hoje faz parte da cidade de Roma, foi fácil chegar até lá.
Ostia Antica é semelhante a Pompéia, já que é uma cidade inteira em ruínas onde se pode identificar diferentes edifícios. Pompéia tem um diferencial que é o fato de se encontrar os "mortos" do incidente do vulcão, esculpidos usando gesso líquido.
Mas no resto Ostia Antica não fica pra trás. Talvez um pouco menos conservada, mas com as vantagens de se poder andar mais pelo meio das ruínas (e não só pelas ruas) e de ser menos movimentada.
Em alguns edifícios da cidade (dizemos edifícios porque podem ser casas, termas, estabelecimentos comerciais, etc) vimos mosaicos, alguns mais outros menos conservados.
Como toda cidade em ruínas, nessa também nos deparamos com um teatro:
A Faeca até achou um lugar para deitar:
Voltando às coisas sérias, interessante são as ruínas do Thermopolium, uma espécie de restaurante, isto é, um lugar onde se comprava alimentos prontos para o consumo.
Tinha até pinturas de comida na parede, uma espécie de cardápio:
As fotos abaixo foram tiradas perto do Thermopolium:
Subindo na Casa de Diana se tem uma vista de Ostia Antica:
Ali perto ficava o Capitolium, um templo romano dedicado aos deuses Júpiter, Juno e Minerva:
Ao pôr-do-sol já estávamos deixando as escavações da antiga cidade.
Aqui é importante a gente se localizar um poquinho. O aqueduto que alimentava Ostia parou de funcionar na metade do século V e a cidade começa a decair. Os poucos habitantes que ficaram transformaram o teatro em fortaleza. Apenas no século IX foi saqueada e completamente abandonada para a nova cidade de Gregoriopoli. Por isso nos tempos mais recentes as ruínas de Ostia Antica precisaram ser escavadas.
Mas a cidade de Gregoriopoli sobreviveu e nós a visitamos logo após sair das escavações de Ostia Antica. Fica logo do lado e vale a pena conhecer. Constitui de um borgo (pequena vila medieval) com um castelo.
Foi bem interessante encontrar um borgo dentro da cidade de Roma!
No próximo post vamos falar do último dia de passeio com a Cibele e o Rodrigo: nos outros dias os passeios são entre oito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário