No dia 20 de dezembro começamos a entrar no clima de natal. Chegaram da Bélgica o Rodrigo e a Cibele e já começou a folia! Comemos bastante massa e tomamos bastante vinho.
No dia seguinte, terça-feira, fizemos um passeio por roma. Primeiro vimos de fora as Termas de Caracala, um grande conjunto de ruínas com altas paredes. Olhamos só de fora porque o passeio adiante era longo e na outra direção. Eles gostaram e ficaram com vontade de conhecer mais de perto na próxima visita.
De lá fomos em direção ao Circo Massimo, que hoje é um gigante campo vazio.
O Circo Massimo é uma espécie de Coliseu, mas era mais destinado a corridas de bigas (puxadas por cavalos). Por isso ele era tão comprido. A capacidade do estádio era de aproximadamente 300.000 pessoas!!
Do Circo Massimo demos uma espiadinha no Monte Palatino, que já deixou eles cheios de vontade de visitar também.
Logo adiante fica a Bocca della Verità, uma espécie de estátua onde antigamente se acreditava que quem falava uma mentira e botava a mão na sua boca perdia os dedos!! Hoje em dia faz muito sucesso com turistas e com casais fazendo juras de amor:
Essa é a igreja onde fica a "boca da verdade":
Ali do lado fica o rio Tibre (o Tevere), que cruzamos para ir ao Trastevere, o bairro que, como o nome diz, fica "do outro lado do Tibre".
Da ponte dá pra enxergar a Ilha Tiberina e a Ponte Rotto (ponte quebrada):
O Trastevere é um bairro muito bonitinho, com construções antigas, praças que parecem ter parado no tempo e vários becos.
Paramos numa dessas praças pra enganar o frio tomando um sorvetinho...
Em Trastevere até os carros merecem uma foto...
Ouvimos falar que o Trastevere é bem movimentado à noite, que é um bairro com vários barzinhos e boates... Não experimentamos essa vida noturna, mas pelos menos vimos o começo do movimento ao anoitecer.
De lá inciamos a caminhada pelo Tevere em direção ao Castelo Sant'Angelo.
Entramos no castelo e é bem mais legal do que imaginamos. O começo da visita é subindo uma rampa em espiral, por um túnel.
Tem uma parte que tem uma sala com vários retratos de Giusppe Garibaldi, muito famoso também aqui na Itália por suas lutas e conquistas. O castelo além de ser interessante por dentro, também tem belas vistas do Tibre, do Vaticano e da cidade.
Depois de irmos pro terraço, passeamos mais um pouquinho pelo castelo, até a hora de fechar.
A essa altura já estávamos podres de cansaço. Terminado o passeio e fomos pra casa comer uma boa massa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário