domingo, 29 de maio de 2011

Umbria maio 2011 - Parte 2: Valnerina

Vamos então continuar o nosso passeio pela Umbria. Saindo da Cascata delle Marmore, começamos a percorrer a estrada Valnerina. Como vocês sabem, existe um cadeia de montanhas, os Apeninos, que corta a Itália numa linha quase vertical, como se fosse uma coluna dorsal. Passamos por essas montanhas na Umbria, e a Valnerina é o vale nestes montes criado pelo rio Nera, um rio que cruza a Umbria e se junta ao Tibre, em Roma, para depois desembocar no mar. Daí o nome Valnerina, o vale do rio Nera.

Tem uma estrada que segue o curso do rio e que, assim como o rio, vai cortando os montes apeninos em um vale. Além da paisagem natural, as várias vilas medievais construídas nas encostas das montanhas são outra atração dessa estrada.

Lembramos a vocês que compramos o livro "I borghi più belli d'Italia", com uma seleção das mais belas vilas do país. Usamos esse guia e os folhetos que recebemos em Marmore como referência para essa nossa viagem. Percorremos a Valnerina tanto na ida quanto na volta, então vamos escrever o post por ordem de localização, e não de visitação.

A cidade mais ao sul (e a última) que visitamos foi Casteldilago. Não chegamos a visitar, só paramos na frente pra tirar algumas fotos:




É, não dava pra ficar entrando e conhecendo cada uma das vilinhas que apareciam na nossa frente...

Um pouco mais ao norte, fica Arrone:


Arrone está no nosso livro dos borghi più belli. Pena que não deu para visitarmos, tava uma chuvinha chata... A Valnerina na verdade começa um pouco depois de Arrone. 

A próxima vila é Ferentillo. O interessante dela é que ela se estende pelas montanhas dos dois lados da estrada. E em cada uma das montanhas tem uma torre de vigia em um ponto mais alto que a cidade.







Nessa foto dá pra ver as duas torres:


Outra cidade pela qual passamos foi Scheggino:






Tiramos uma foto da estrada de Castel San Felice:


Mais ao norte, outro entre os borghi più belli d'Italia: Vallo di Nera. Esta vila sim, nós visitamos. De lá de cima se pode ver o vale do rio Nera.





Fizemos uma boa escolha resolvendo visitar esse borgo, que merece o título de um dos mais belos da Itália. Cada cantinho é uma gracinha:




















Nós gostamos de ver essas construções rústicas, em pedra, misturadas com o capricho dos moradores em pôr um vaso de flores ou umas plantas trepadeiras. Os bequinhos e as escadinhas são também muito simpáticos e o ar de antigo dos arcos e das igrejas se mistura com o bom gosto e com o cuidado na manutenção do que é bonito.
















Ao longo da Valnerina encontramos várias outras cidadezinhas, que só vimos de longe. É o caso de Cerreto di Spoleto:






No meio da estrada paramos num posto, na expectativa de talvez encontrar alguma coisa pra comer. No Brasil sempre se tem essa preocupação se o posto onde se parar tem comida de fundamento... Olhem o que nos esperava:




Lá não só tinhas deliciosos sanduíches (com um menu que tu escolhia o que pôr dentro), como tinha essa mesinha da foto, com petiscos para comer (de graça!) enquanto o lanche não fica pronto.


Pra encerrar, mais umas fotos da estrada Valnerina:








Mais um post nos aguarda com o resto da viagem. Até lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário