segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aventuras com a passagem de avião

Pra contar a história de hoje, vamos explicar um pouco como funciona a nossa passagem de avião. 


Todo ano nós compramos a passagem pelo STB, uma agência de viagens do Brasil direcionada a estudantes. Como nós dois estudamos aqui na Itália, a gente pode comprar um bilhete estudante, que vem com um belo descontinho.

Mas a principal vantagem do bilhete estudante é que é o único tipo de bilhete (que conhecemos) de longa duração, isto é, a gente pode voltar pro Brasil até 12 meses depois da vinda pra Europa. Pra quem não sabe,  o preço de  ida-e-volta e a de somente ida é praticamente igual nessas passagens aéreas Brasil-Europa. Então pra nós a passagem estudante é uma baita mão-na-roda.

Outra vantagem é que o trecho sempre inicia no Brasil. A Cibele e o Rodrigo (irmã e cunhado do Nino) moram há anos na Europa e quando vão pro Brasil, compram a passagem aqui, logo a ida é Europa-Brasil, e a volta é Brasil-Europa. O mesmo acontece com a Quelen e o Samuel, o trecho inicia na Europa. Tá, e daí? Daí que os limites normais de bagagem são duas malas de 23 kg por pessoa. 

Mas existe uma exceção governamental que diz que quando o trecho inicia no Brasil (nosso caso), o limite passa para duas malas de 32 kg por pessoa! (bah, brasileiro gosta de levar bagagem, hein?) Essa então é a terceira vantagem da nossa passagem de estudante.

Pra terem uma ideia, vejam a tabela de limites de bagagem pela Alitalia (em italiano):


Viram? O brasileiro é quem mais pode levar peso na bagagem! :)

Claro, pra gente usar a passagem precisa comprovar o estudo (tanto na ida quanto na volta), o que nos faz precisar correr atrás de certificados.

Bom, essa tal passagem estudante é ótima, mas tem um probleminha. A gente costuma comprar a passagem Brasil-Itália no mês de janeiro, sendo que o voo é em setembro. Mas a data da volta não pode ser marcada pra depois de fevereiro, porque o sistema de reservas não permite uma marcação tão adiantada. Então a gente marca a volta pra fevereiro e depois, lá por dezembro, a gente tem que remarcar a viagem pra julho/agosto. Dependendo da companhia, essa remarcação tem uma multa (mesmo não sendo culpa nossa).

Então ontem lembramos de ver da remarcação da passagem. Abrimos o email da reserva e descobrimos que a volta estava marcada para 8 de dezembro!!

Como?

É, perdemos o voo de volta, já passou. E em geral, se tu não aparece, tu simplesmente perde o bilhete.

Isso era de noite. Na hora escrevemos pra nossa agente no STB, mas só no dia seguinte obteríamos resposta. Talvez teríamos que comprar uma nova passagem. Se fosse o caso, de repente nem iríamos pro Brasil (pra não gastar uma passagem a mais) em julho/agosto, mas só na hora de ir embora. E o pior, só com duas malas de 23 kg cada!

Ou com mais malas, pagando bem pelo excesso de bagagem!

Quase não dormimos direito, organizando na nossa cabeça quais as coisa mais pesadas que íamos deixar de "presente" pra Itália. E se fosse o caso de irmos em julho/agosto pra depois ir de novo (após o doutorado terminar), os nossos pais iam ter que gastar com mais uma passagem de avião por um simples descuido nosso.

Gente, perder um voo internacional por bobeira dá um aperto no coração e um peso na consciência. Por que não olhamos direito antes? Por que não demos uma conferidinha no email alguns meses atrás? aiaiai

A noite passou (devagar, por sinal) e hoje no final da manhã recebemos a resposta da agente, por email:

Olá! Tudo bem?
Coloquei o retorno para última data permitida no bilhete de vocês
 1.1CESCAFILHO/VITALINOMR  2.1CESCA/RAFAELAMRS                 
 5 AZ 674S 17SEP 1 FCOGRU HK2  2150  0450   18SEP
 6 JJ3501V 18SEP 2 GRUPOA HK2  0815  0954 
Só precisarás pagar a multa da Alitalia e a taxa de serviço STB.
Me avisa se está ok.
1 abraço,

Simples assim. Nem disse se dava ou não, já até marcou a data e tudo certinho! Claro, escrevi pra ela e vamos marcar com a data certa, e não 18 de setembro, que é a última data. A multa e taxa de serviço já eram esperadas, e a gente ia ter que pagar igual.

Nossa, que alívio! Que bom que deu tudo certo e vamos poder levar as nossas malinhas como previsto!

O Nino resolveu então consultar o orientador quanto a datas. Ele queria saber se o orientador estaria em roma em julho ou agosto pra escolhermos a data da viagem. Na resposta, ele mencionou que "la tesi mi pare ancora un pò magra di risultati".

Ui, que gelo! Deu um friozinho na barriga o puxão de orelha. Mas foi merecido e ele tem razão. Ainda falta muito pra tese ficar com cara de tese. Ele fez essa observação talvez porque o Nino tinha escrito que a defesa não poderia ser antes de outubro, pelas regras do departamento. E ele deu a entender que no ritmo que anda, nem ficaria pronta antes disso...

A observação dele serviu pro Nino dar mais um gás e intensificar os estudos. E vamos tratar de engordar essa tese!

Bom, logo vamos marcar a passagem. E como o Nino consegue se concentrar melhor aqui do que no Brasil, vamos ficar bem menos tempo no Brasil dessa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário