sábado, 24 de dezembro de 2011

Nas bibliotecas e no Mercato Esquilino

Oi gente!

Hoje vamos contar rapidinho da última aventura. O Nino tava precisando de uns artigos de matemática e precisava ir à biblioteca da universidade La Sapienza pegá-los. A Faeca companheira foi junto. Saímos cedo de casa, para enfrentar a viagem de uma hora e meia.

Tiramos umas fotos na frente do instituto de matemática Guido Castelnuovo. A universidade estava deserta, o Nino se sentiu um doutorando recém selecionado indo conhecer o campus antes do início das aulas.


Chegando na biblioteca, descobrimos que o sistema estava fora do ar. Felizmente os artigos de revistas que eu procurava eram fáceis de se achar, de modo que não precisava consultar o catálogo online. Uma senhora fez a busca pra nós. Porém, dos três artigos, eles tinham lá somente um deles. 

Tudo bem... O Mais importante era uma tese de doutorado de um aluno da universidade. Por ser antiga, não tinha disponível no site pra fazer donwload. Aí me falaram que eles não têm as teses na biblioteca. Hein? É, mesmo sendo daquele departamento, não ficam ali, ficam na biblioteca nacional de Roma.

Bom, antes de nos dirigirmos pra lá, pegamos o artigo. Porém o Ninão aqui esqueceu a carteirinha dele da biblioteca, então teve que deixar um documento na biblioteca e sair à cata de um lugar pra fazer xerox. Ah, o detalhe é que a tal "revista" que tinha o artigo era nada mais nada menos que um livro daquela grossura!

Bom, carregamos esse peso por aí até achar um xerox, guiados por informações da bibliotecária. Chegamos lá, indicamos a parte que queríamos copiar. O dono do xerox nos chamou pra uma salinha cheia de máquinas, posicionou o livro ali e foi embora.

Ficamos com aquela cara de "ã?".

O Nino voltou pro cara e perguntou: "Eu mesmo tenho que fazer a cópia?" "Sim, é só ir apertando o botão verde!". Então lá vamos nós, né...


Aqui não tem restaurante self-service, mas tem xerox self-service. :)

Depois o cara se desculpou, achou que a gente sabia como era o "sistema".

Bom, aí voltamos nós lá pra biblioteca devolver o livro. Depois disso nos dirigimos à Biblioteca Nazionale di Roma, que não fica longe dali.


Parece menor que a biblioteca da PUC...

Lá dentro, o Nino teve que se cadastrar e fazer um carteirinha. Depois de ser auxiliado por atendentes da biblioteca, encontrou a referência pra tese. Aí teve que ir no computador para solicitar uma consulta da tese.  Mas não queria só consultar, queria levar pra casa, então resolveu pedir um cópia. Aí veio a mensagem que precisava da permissão do autor, com firma reconhecida em cartório. Afffff.

Tomamos um chocolate quente e fomos embora. Muito mais fácil pedir por email pro próprio, né?

Depois disso fomos passear no Mercato Esquilino, conhecido como Mercato a Piazza Vittorio. É uma feira que tem várias coisas de outros países.

Lá encontramos várias coisas. Mandioca e batata-doce:


Frutas secas:

Temperos:

Vários tipos de arroz:


Mais algumas fotos:



Comemos uma pizza lá mesmo e nos mandamos pra casa, mortos de cansados.


Essa é a Porta Maggiore, sempre passamos por ela ao ir do centro pra casa:



É isso, pessoal. Até a próxima e feliz natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário