quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Festas de final de ano

No início de novembro as prateleiras dos supermercados de Roma começaram a encher de gostosuras. Eram biscoitos natalinos, torrones, panetones e o maravilhoso pandoro. Muitas coisas acabamos não experimentando, pois continha frutas cristalizadas e nós não gostamos. Tinha torrones para todos os gostos: com pistache, coberto com chocolate, macio, mais duro, com amêndoas, com sabor de limão... uma infinidade de sabores. Para os italianos é comum comer muito torrone neste períodos de festas dos final de ano.

Chocolates, pandoros e panetones:


Torrones:


 Biscoitos:


 E mais Pandoros, panetones, chocotones, pandoros com gotas de chocolates... é uma infinidade.


E o pandoro...humn..é muito gostoso. Ainda mais para nós que não gostamos do panetone, daquele gosto de xarope e as tais frutas cristalizadas. O pandoro é tipo um bolo doce tradicional italiano em forma de um tronco com 8 pontas de uma estrela no topo, polvilhado com açúcar refinado ou com baunilha e só se encontra nesta época. Esse formato e o açúcar polvilhado é para lembrar os Alpes nevados da região de Verona. O pandoro é muito gostoso.


Foras as comidas, os italianos adoram presépios e eles ficam espalhados por todas as partes da cidade.  Também tem várias apresentações de concertos natalinos, a maioria gratuito e nas igrejas, como foi o que nós fomos ver.


Os músicos são uma família (pai, mães e duas irmãs) e são nossos vizinhos de rua. Foi bem legal o concerto que durou quase 3h30min.Tocaram Mozart, Bach, Saint-Saens, Bloch, musicas natalinas entre outros. A música mais emocionante foi O Cisne, tocou fundo na alma.
O outro dia teve concerto só com piano, mas não podemos comparecer.

Recebemos presentes, do Padre Don Mario um panetone e dos novos donos do apartamento, Franco e esposa, 3 óleos de oliva com aromas de manjericão, limão e pimenta.
Aqui as pessoas costumam se presentear quando se consideram e tem carinho. São presentes simbólicos, nada de extravagâncias, mas bem significativos para quem está recebendo. Ficamos lisonjeados com a consideração destas pessoas por nós!

Então chegou o Natal, passamos sozinhos e foi legal. Fizemos uma ceia cedo, dormimos um pouco e acordamos para irmos à missa de Natal na igreja em que fazemos voluntariado (o Nino quando pode ajuda).
Fizemos questão de ir por consideração ao Don Mario, que mesmo sabendo que não somos católicos nos recebeu de braços abertos e é tão querido conosco. Sempre preocupado em saber se estamos bem.

Esse vídeo é de nó chegando na igreja:



Depois estava por chegar o Ano Novo e o Don Mario nos deu uma cesta com lentilhas, 1 panetone, 2 pandoros, chocolates e mais um monte de coisas e disse que essa comida precisava ser dada e tal. Ficamos mais uma vez lisonjeados com a atitude dele em nos presentear, mas ao mesmo tempo morremos de vergonha de receber tudo aquilo e tanta gente que realmente precisa. Ficamos lembrando das pessoas que vão na igreja em busca de alimentos e nós ganhando sem precisar. Naquele mesmo dia tínhamos feito um mega rancho e ainda levando aquelas comidas. Decidimos na hora em doar aqueles alimentos que acabávamos de ganhar. E a doação foi hoje, para uns bengaleses que vendem roupas em tendas aqui perto e nos conhecem. Repartimos em três porções e demos a eles. Foi tão bom, ver aqueles sorrisos agradecidos, pois sabemos que a situação deles está bem ruim e as tendas nem deles são. Nos sentimos muito felizes!!

Então chegou o Ano Novo!!!
Mais uma vez passamos sozinhos. Conversamos com os pais e mano da Faeca até as 21h da noite e depois fomos jantar, não aguentamos ficar até a meia noite para comer...hahaha


Tomamos o nosso belo espumante Asti e vimos os fogos de artifício aqui de casa. Estávamos muito felizes, esse ano de 2012 vai ser de muitos desafios e de mudanças. No fim vai dar tudo certo! Feliz 2012!!!!

 Até o post da La Befana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário