Já sabíamos que Pisa era uma cidade com poucas coisas a visitar, então saímos de Florença na segunda-feira (21/12) pela manhã para visitar Pisa e seguir para Roma no mesmo dia. E de fato o passeio foi curto. Juntando com a vontade de voltar pra casa, acabamos pegando o trem 2 horas antes do planejado.
O principal pra se ver em Pisa é a praça central, onde está a Torre de Pisa, o Duomo e o Batistério.
Claro que a atração principal é a torre inclinada...
E claro que tiramos a foto clássica em Pisa:
E uma pequena variação...
Na verdade a foto clássica de alguém segurando ou se apoiando na torre de Pisa é tão famosa que todos que vão lá querem tirar. Então a praça Campo dei Miracoli de Pisa estava tomada de pessoas fazendo pose pra aparecer na foto tocando na torre. Ficava até difícil da gente bater uma foto sem que aparecesse outras pessoas atrás...
O Nino não poderia perder a oportunidade de registrar aquela cena!
Outra curiosidade é que nos sentimos praticamente em casa, pois por todos os lados ouvíamos brasileiros falando em português. Um rapaz até pediu em inglês pra gente bater uma foto pra eles e quando fomos bater a foto a guria disse "essa vai ficar boa"... ehehehe "vai mesmo", a Faeca respondeu! Ficamos dando risada...
Batemos várias fotos com a torre. Ela é bem inclinada, de assustar, e também é baixa, até... Mas graças a reforços feitos na torre recentemente, os turistas podem subir nela e apreciar a vista.
Lá em cima da torre tem uns seis sinos gigantes, que aumentam a pressão sobre a torre e contribuem para a inclinação...
Terminado o passeio, tínhamos ainda 1 hora antes do primeiro trem para roma. Então resolvemos (o Nino resolveu) pegar um ônibus qualquer a partir da estação de trem, descer em qualquer lugar, atravessar a rua e pegar o ônibus de volta.
Andando no ônibus descobrimos que Pisa é cortada pelo mesmo rio que passa por Florença, o rio Arno:
Tudo tranquilo, até descobrirmos, ao descer do ônibus e atravessar a rua, que ele voltava por outra rua, e não aquela! iiih... Demoramos alguns minutos até achar alguém (estávamos num bairro desconhecido de Pisa) e pedir informação. Caminhamos até a outra parada e pegamos um outro ônibus pra voltar.
Em meio a essa função, perdemos um dos nossos bilhetes de ônibus. E aqui na Itália os bilhetes se compra em tabacarias, não no ônibus. Sem a mínima ideia de onde tinha uma tabacaria, entramos no ônibus com apenas um bilhete. Se aparecesse um fiscal, poderia nos cobrar uma multa de uns 50 euros!! Enquanto a Faeca rezava pra chegarmos a tempo na estação de trem (pois tínhamos nos perdido um pouco), o Nino rezava pra que não aparecesse o tal fiscal...
Felizmente deu tudo certo: o fiscal não apareceu e chegamos a tempo para pegar o trem!
A viagem de Pisa a Roma durou 4 horas, pois era um trem regional (mais barato e mais lento). Da estação Termini de Roma, pegamos um ônibus para a nossa casa, que demorou incríveis 2 horas e meia! putz... Tinha muita chuva e o engarrafamento estava horrível (véspera de natal). Realmente, nos sentimos de volta a Roma!
Nino e Faeca
Nenhum comentário:
Postar um comentário