Esse é um pequeno comentário entre os diversos relatos da viagem.
No útlimo post falamos da pizzica, um estilo de música do grupo tarantella. Achamos interessante comentar aqui a origem do nome tarantella. Diz a lenda que por volta do século 16 as pessoas acreditavam que se fossem picadas por uma tarântula, deveriam pular e se mexer feito loucos para suar o veneno. Essa crença se chamou tarantismo e a tal dança para suar o veneno recebeu o nome de tarantella. Interessante, né?
Agora, falamos de uma outra coisa, completamente diferente. De uma conquista nossa. Fomos na agência sanitária de Roma e agora temos uma carteirinha de saúde italiana! O sistema de saúde italiano é muito bom e agora nós dois poderemos usufruir dele!
E aqui funciona diferente. Ao nos inscrevermos, escolhemos um médico de uma lista (escolhemos o mais perto de casa, já que não conhecíamos nenhum). Esse (essa, na verdade) será a nossa médica da família. Se precisarmos de algum tipo de atendimento, é só ir no consultório dela nos horários de atendimento e fazer a consulta. Se necessário ela nos encaminha a um especialista. É interessante essa ideia de médico de família, que conhece a pessoa e também conhece os médicos da cidade para indicar em caso de necessidade.
Estamos muito felizes!
Nino e Faeca
Que legal, parabens pela conquista!
ResponderExcluirEsse esquema do medico da familia eh muito interessante, parece trazer um lado mais humano na medicina, onde o medico esta mais preocupado com o paciente e menos com a doenca. Esperamos que gostem do seu medico da familia.
Beijos e abracos,
Rodrigo e Cibele