sábado, 6 de fevereiro de 2010

Viagem final do ano 2009 - Parte 10

Já faz um mês que voltamos pra casa da viagem de fim de ano e ainda não terminamos de contar as histórias. Não se preocupem que já estamos chegando no fim...

31/12:
Hoje vamos falar do passeio feito dia 31/12 pela Costiera Amalfitana, uma pequena região costeira italiana próxima da cidade de Amalfi. A estrada costeira é esculpida no precipício a vários metros de altura e dela se tem belas vistas, tanto do mar quanto dos morros. No meio da estrada existem várias cidades litorâneas que escalam as montanhas. Visitamos algumas delas.

A Costiera Amalfitana fica na região da Campania, entre Salerno e Sorrento, e a estrada tem 50 Km de extensão. Apesar de ser curto, ficamos o dia inteiro fazendo esse trecho, parando para admirar as vistas ou conhecer as pequenas cidades. É uma região bastante turística e no verão é superlotada: a estrada costeira fica com trânsito lento e as pequenas cidades ficam sem lugar para estacionar. Que bom que fomos fora de época!

De manhã partimos à nossa aventura e nos despedimos de Salerno.

Andamos um pouquinho e já tivemos que parar. Já estava planejado que iríamos fazer várias paradas. O dia estava lindo (e era nesse dia que queríamos um solzinho) e a luz do sol dava a ele uma cor azulada...

A estrada era estreita e cheia de curvas. Nós andávamos bem devagar, pra dar tempo de apreciar bem o mar e os penhascos. A cada curva era um "Ooooh". Os carros atrás de nós não estavam muito a fim de ver paisagens e rapidamente se formava uma fila atrás de nós. Como a estrada é cheia de curvas, não dá pra ultrapassar a toda hora. Quando tinha muita gente atrás o Rodrigo dava o lado pra eles passarem e não incomodarem. Esses italianos apressados, devem odiar os turistas que andam devagar. Pior eram os carros que vinham no sentido contrário, correndo e despreocupados nas curvas fechadas...

Tem vários lugares no meio da estrada pra parar e tirar umas fotos, mas outras vezes a gente enfiava o carro num cantinho só pra espiar a paisagem...

Às vezes a gente tinha vontade de pegar uma canoa e sair remando pela costa, descobrindo cavernas, penhascos e praias desertas (se bem que praias eram poucas...).

De um lado olhávamos o mar e do outro lado olhávamos os penhascos.

A Faeca adorava procurar grutas e cavernas nos penhascos...

A primeira cidade da costiera que visitamos foi Ravello. Esta cidade não fica na beira do mar, e sim no alto de uma montanha. É bastante turística e é famosa pelas vistas, do alto da montanha, que se tem da costa. Os mais conhecidos são nos jardins da Villa Rufolo e da Villa Cimbrone. A primeira destas ficava no começo da cidade:

Essa era a entrada pra Villa. Não fomos porque era muito caro e não queríamos pagar tanto só pra olhar a vista e sair. As Villas são grandes jardins (dá pra se dizer parques), onde se pode passar o dia inteiro. Subimos então uma longe escadaria para descobrir que a Villa Cimbrone também teríamos que pagar bastante.

Mas na subida vimos a Villa Eva, que estava aberta, não tinha nada escrito sobre ingresso e não tinha ninguém lá. Entramos e vimos que tinha uns toldos, como se fosse ter um casamento ou alguma festa ali. Juntos dos toldos encontramos a linda vista do mar.

Não sabíamos, mas na verdade a Villa Eva é um local para se fazer festas de casamentos. Agora, se é aberto ao público, não sabemos...

Em Ravello encontramos até uma grutinha pra Faeca:

Na saida de Ravello achamos interessante uma igreja e uma torre de castelo meio "isolados" no penhasco (à direita):

A nossa próxima parada foi na cidade de Amalfi.

Foi a nossa primeira praia Italiana!

Areia é bem escura, chega a ser estranho. O dia estava lindo, bem ensolarado, mas não tava fazendo calorão pra pegar uma praia. Resolvemos conhecer um pouco da cidade.

Visitamos um pouco a cidade:

e experimentamos uns doces típicos, bem gostosos!

Em Amalfi o Rodrigo achou vários becos pra sua coleção de becos históricos.

Fizemos uma paradinha pra comer uma pizza... Aaah, que delícia!

Ficamos ali, sentados numa escada comendo pizza com a mão e olhando o movimento da cidade. Se ela já é movimentada nessa época, imagina no verão!

De Amalfi, seguimos viagem pela costa, parando a cada pouco...

Gostávamos de descobrir também castelos solitários no topo dos morros.

Ali perto era a tal da Gruta da Esmeralda, um lugar que promete ser lindo. Porém, nessa época do ano estavam fechadas as visitas à gruta, então não fomos.

Mais adiante passamos por uma ponte que tinha uma entrada do mar por baixo dela. Parecia bonita, então paramos o carro mais adiante e fomos a pé ver como era. Nessa paradinha fora de roteiro conhecemos o Furore, uma pequena vila de 810 habitantes e um lugar lindo!

Essa é um pequena parte da vila, e é uma beleza que não dava pra registrar tudo na foto. Começa com uma entrada de mar em meio a duas paredes de rocha e uma pequena praia com ondas leves. Depois do mar, um pouco de areia e uma pequena vila de pescadores, com casinhas escondidas entre as rochas. A luz do sol ilumina as rochas mais aos fundos, sempre misturadas à vegetação. Elevando os olhos, as rochas viram montanhas e a vegetação se transforma em árvores e os penhascos cortam o céu azul. São tantas cores e fases diferentes que a gente não consegue ver tudo de uma só vez. Escadas beirando as rochas nos convidam a um longo passeio, cheio de trilhas e descobertas.

Mas não tínhamos tempo pra ficar fazendo trilha em meio aos penhascos. Descemos um pouco as escadas pra tirar uma foto um pouco mais completa e antes que notássemos, estávamos quase lá embaixo, sendo chamados pra continuar a caminhada. O Nino até brincou: "Vão indo de carro e a gente se encontra em Positano depois!".

E quanto mais descíamos, mais linda ficava a vista.

Depois de descer um pouco as escadas, olhamos pro outro lado, pro lado da ponte... Que lindo!

Olhem a tal escadinha convidando a gente pra ir pro outro lado...

Ficamos um tempo lá, admirando tudo e depois seguimos viagem atrás de outras paisagens...

Depois de andar mais um pouco, já conseguíamos enxergar a cidade de Positano, na encosta de uma montanha e com uma prainha.

Esse era o nosso próximo destino na Costiera Amalfitana. A cidade de Positano ficou famosa no filme "Sob o Sol de Toscana", quando a personagem principal conheceu um italiano em Roma que a levou para a sua cidade natal: Positano. Lá ela conhece a bebida Limoncelo e come com a família do cara na praia da cidade.

Como dá pra ver pelas fotos, a cidade é bem bonita e bem apertadinha. O fato de ela ser toda construída no morro faz com que tenha poucas ruas, poucas vagas pra estacionar e faz com que as casas fiquem bem esperimidinhas uma na outra. A cidade deve ter só duas ruas, uma de leste a oeste e a outra de oeste a leste, ambas mão-única. Chega a ser engraçado! Quando chegamos já estava começando a escurecer...

Estacionamos e descemos até a praia a pé (não tem rua até a praia), por uma longa escadaria (lembrando que depois a gente ia ter que subir tudo de novo!).

Chegamos na praia quase de noite!

Sentamos e ficamos curtindo a praia...

As ondas do mar entravam nos vãos por baixo dessa plataforma e faziam uns barulhões. Brum! E às vezes quebravam bem na nossa frente, respingando água por tudo!

Ficamos ali até escurecer. Subimos toda aquela escadaria e voltamos pro carro.

Paramos o carro na saída de Positano para fazer umas comprinhas. Era dia 31/12 e precisávamos jantar mais tarde. E jantar fora no dia 31/12 é sinônimo de um banquete bem caro! Então, enquanto a Faeca e o Rodrigo esperavam no carro, os irmãos  Cesca foram num mercadinho positanense comprar uma janta.

Bem, o mercado era a cara de Positano. Super apertadinho e se tinha a impressão que os corredores do mercadinho eram mão única, assim como as ruas da cidade. Ficava difícil escolher um produto porque a cada pouco vinha alguém querendo passar, e aí tinha que sair do caminho. Quando parecia que dava pra dar a volta pelo outro corredorzinho, descubro que é um beco sem saída, que dá numa escada que desce pro depósito. Bom, fizemos as compras nesse aperto e fomos para Sorrento, rumo ao nosso ano-novo!

Vamos falar de Sorrento no próximo relato. E depois disso, só falta a cidade de Pompeia, que foi uma visita surpreendente!

Até!

1. Sorrento! Como que eu fui esquecer o nome da cidade onde começa a estrada (ou termina, hehe)... pelo jeito, as paisagens continuam espetaculares e os motoristas continuam temerários. :-D
    Estiveram na praia "de pedrinhas" de Positano? Esquisito, não? No verão elas esquentam com o sol, e pra entrar no mar sem chinelo é um sufoco! Pra sair dele também...