domingo, 21 de fevereiro de 2010

Viagem final do ano 2009 - Parte 12

Nossa! Esse é o nosso último post sobre a viagem que fizemos em dezembro e janeiro com a Cibele e o Rodrigo. A nossa viagem terminou em Pompei (em português, Pompéia) e de lá voltamos para casa.


02/01:
Acordamos, tomamos nosso café e pegamos a estrada para Pompei. Pompei fica bem perto de Napoli, mas decidimos que não íamos nem entrar lá. Napoli é uma cidade bem grande e dá pra se dizer que é a cidade mais caótica da Itália. Lá é o lugar em que você tem mais chances de ser assaltado. O trânsito também há de ser bem maluco por lá.

Já deu pra sentir o clima de Napoli quando estávamos chegando em Pompei. Ficamos presos num pequeno engarrafamento e esperando o sinal abrir. Quando o sinal abriu, um italiano passou com seu carro no sinal vermelho, vindo do sentido oposto, e dobrou pra entrar na rua à nossa frente. Até aí tudo bem, é normal italianos darem uma furadinha no sinal. Mas não tinha lugar pra ficar na rua em que ele entrou, então ele teve que ficar parado bem na nossa frente! E claro, não tinha como a gente passar. Olhamos pra ele, demos uma reclamadinha e ele pediu desculpas, enquanto nós e a carona dele dávamos risada da situação. O cara tinha furado o sinal pra parar na nossa frente... ahaha

Bom, falemos um pouco de Pompei. Era uma cidade do império Romano, quando, no ano 62, um terremoto fez vários estragos na cidade. Os que resolveram continuar em Pompei foram surpreendidos no ano de 79, quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção e soterrou a cidade em 6 metros de lava e cinzas! Após 1600 anos o arquiteto Domenico Fontana, enquanto fazia escavações para um canal, encontrou umas inscrições, que fazia parte da cidade. Mais alguns 100 anos depois, em 1748, começaram as escavações e a cidade de Pompei foi redescoberta.


E é graças à erupção do vulcão que a cidade foi encontrada e pode ser visitada hoje em dia com várias construções em quase bom estado, bem como eram há quase 2000 anos.




Esta última foto é do Foro Imperial de pompei. A próxima também:


Logo na entrada, vimos o Templo de Apolo, que tem uma pequena estátua deste deus.


As ruínas de Pompei são imensas e se pode ficar boa parte do dia visitando a antiga cidade.


A Casa do Fauno foi a residência particular de uma família rica de Pompei e recebeu esse nome pela estátua de bronze de um Fauno no centro de uma das peças.



Ainda estava lá um mosaico que decorava a casa, que representa a Batalha de Isso, em que Alexandre, o grande, venceu Dario III.



A foto não tá das melhores, mas o mosaico estava conservadíssimo! Logo depois, entramos na Casa da Fonte Pequena.


A cidade de Pompei tem mais de 80 casas, jardins, termas entre outros que se pode visitar e ver o que sobrou. É super interessante! As Termas do Foro foi a nossa próxima visita. Era um espaço para os habitantes tomar banhos quentes e frios. Foi construída em 80 a.C.

Após o terremoto de 62, uma das casas foi restaurada e transformada em uma padaria. Pudemos ver os fornos antigos que funcionavam lá.


Nesta padaria foram encontradas fatias de pão carbonizadas! A nossa foto não ficou boa porque não podíamos entrar lá. Algumas casas estavam abertas para a visita e outras não. Isso varia muito e depende de como anda o trabalho dos arqueólogos. Dava pra ver as partes em que as escavações ainda não haviam começado. Um monte de alguns metros de altura mostra lugares ainda não descobertos.



E tinha lugares em que as escavações estavam em andamento. Um deles não estava interditado, e nós fomos espiar...



Um dos lugares mais interessantes de Pompei é o Lupanário, isto é, o prostíbulo. Não, o que visitamos não é o único da cidade, mas o "melhor organizado", pois era uma casa exclusiva para esse fim. Ele tem dois andares, pudemos visitar o primeiro, com 5 quartinhos onde eram feitos os "serviços".



As fotos estão tremidas porque não podíamos usar flash. Ficamos impressionados de ver esses quartinhos miúdos e imaginar as pobres criaturas que trabalhavam lá.

As paredes do prostíbulo eram decoradas com afrescos que se conservam até hoje...



Esperavam lindas paisagens??

Continuamos o nosso passeio pela cidade fantasma...


Em busca de sua parte mais impressionante. Longe do centro da cidade estavam seus habitantes...



Esses corpos eram provavelmente de pessoas buscando abrigo da erupção vulcânica. Morreram sufocadas após serem cercadas de montes de rochas e cinzas. O diretor das escavações Giuseppe Fiorelli introduziu um novo método para que possamos ter estas imagens. Essa parte foi toda tomada pelas cinzas do vulcão que se solidificaram. Os corpos se decomporam e um espaço vazio se formou em meio às cinzas. O método consistia em injetar gesso e preencher essa parte oca e depois remover tudo o que não for gesso.

Foram encontrados 13 corpos entre as escavações.


Em várias partes das escavações tinha muitos turistas... Essas partes com os corpos, por serem mais escondidas, eram menos visitadas. Mas quem as descobria se impressionava!



Bom, mas o passeio continua... Vamos agora a uma coisa mais comum pela região... Um anfiteatro.


Este é um dos anfiteatros romanos mais antigos e bem conservados. É de aproximadamente do ano 70 a.C. e tinha capacidade de aproximadamente 20.000 pessoas. Era destinado às lutas entre gladiadores, que entravam por essa porta:


O público em geral subia as escadas por fora e chegava na parte de cima das arquibancadas. Como no Coliseu, este anfiteatro possuía lugares específicos para diferentes classes sociais.


Depois fomos na Casa de Vênus. Lemos em algum lugar que era a Casa de Vênus de Biquíni. Nela tem uma pintura da deusa Vênus, mas sem biquíni.


Na verdade, o nome do lugar é Casa de Vênus em uma Concha, não tem nada de biquíni.

Bom, passeamos mais um pouco e logo tivemos que ir embora, pra não chegar tarde em casa. Em Pompei tem muita coisa pra se ver. Algumas coisas não vimos porque estavam fechadas ao público, e várias outras porque não tínhamos tempo de ver tudo.


Pompei é um lugar muito legal de se visitar.

Depois do passeio, voltamos para Roma. Ainda tivemos fôlego para aproveitar que estávamos de carro e fizemos umas compras no mercado. No dia seguinte a Cibele e o Rodrigo foram bem cedo pro aeroporto, rumo à Bélgica. E assim terminou a nossa aventura de ano novo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário