sábado, 27 de novembro de 2010

TV italiana

A TV italiana tem as suas particularidades. Hoje vamos falar um pouco dos programas que costumamos assistir. Alguns por gostarmos, outros por costume. A rede televisiva mais famosa é a RAI, que é propriedade do primeiro ministro Silvio Berlusconi (iiih). A RAI tem vários canais, entre eles RAI 1, 2, 3 e 4, canais de esporte e de desenho. Costumamos olhar bastante o RAI 1. Além da programação normal, a RAI cria vãrias minisséries e também sériados.

São bastante comuns os programas tipo show do milhão, onde alguém vai lá tentar ganhar dinheiro. Os italianos devem gostar (que nem nós), já que passam em horário nobre. 

Um exemplo é um dos nossos programas favoritos, que passa todo dia às 20:00 (a novela das oito dos italianos). O programa se chama Soliti Ignoti, que significa algo tipo "desconhecidos de costume".


O programa é assim: a pessoa que quer ficar milionária precisa descobrir a identidade dos "desconhecidos" apresentados no programa, tipo, o que faz da vida. Ela tem em mãos o nome de todas as identidades, e precisa saber qual corresponde a quem. Para ajudá-la, ela tem direito a pedir que três daqueles desconhecidos lhe dê pistas sobre a identidade. Nesse caso, o desconhecido diz três frases sobre a sua vida, sendo que normalmente sõ uma delas tem a ver com a identidade. Por exemplo pode dizer "Eu escovo meus dentes depois de cada refeição". (alguém falou isso um dia!).

Aí vem a hora que o apresentador pergunta se o desconhecido faz realmente aquilo que a pessoa apostou. Ele pergunta: "È lei chi fa... (identidade)?", isto é, "É você quem faz...?". Por isso que perto das 20:00 a gente sempre diz: "Tá na hora do è lei". Bom, aí depois de o apresentador perguntar tem um suspense. Começa uma música de suspense e a câmera começa a dar uns closes. Chega a ser engraçado, mas já entramos no clima! Depois de um tempão de enrolação a pessoa diz "Sì, sono io che..." ou "No, non sono io che...".

O programa tem todo um clima de delegacia de polícia, e o apresentador é o "delegado". Querem ver um trechinho?


Outro programa do gênero que gostamos é o l´eredità (herança), que apelidamos de "guilhotina". Nele, seis participantes respondem diversos tipos de perguntas e vão sendo eliminados um a um. As perguntas valem euros e o dinheiro que o eliminado tinha acumulado é passado a outro participante. Por isso o nome do programa, pois o último que sobreviver estará com a "herança" dos anteriores. É engraçado que para iniciar um novo bloco do programa, as assistentes do apresentador fazem uma dancinha...


Chega a ser engraçado! Bom, mas a parte mais divertida do programa é a última. O competidor que eliminou  todos os seus adversários não levar de mão beijada a herança deles. Primeiro essa herança vai passar pela "guilhotina". É assim: o apresentador diz pro cara duas palavras parecidas e ele tem que escolher uma. Aí o apresentador faz um olhar 43 pra câmera e diz "ghigliottina". Aí se o cara escolheu a palavra errada, a guilhotina corta a herança dele pela metade! E assim vai com 5 pares de palavras. De acordo com as escolhas do jogador, a herança vai diminuindo. É engraçado as caras de suspense que o apresentador faz...


Depois de descobertas as 5 palavras corretas vem a parte difícil. Existe uma outra palavra que está relacionada com todas essas 5. O jogador tem que adivinhar exatamente que palavra é essa. Botamos um video aqui pra quem quer ver como funciona. Como é meio comprido, quem tá com preguiça de ver tudo veja pelo menos o cara falando "guilhotina".




Traduzindo, as 5 palavras eram pilha, couro, caiu, salada, peito. E a palavra a ser descoberta era "frango" (frango a pilha, couro de frango, caiu como um frango, salada de frango, peito de frango). Claro que traduzindo não dá bem certinho né... Ah, se o cara não acerta a palavra, não ganha nada, é claro.


Bom, outro programa que gostamos é Ti lascio una canzone. Esse é um programa onde crianças talentosas cantam músicas típicas italianas e o público vota na música preferida. O interessante é que não tem cara de competição, as crianças sempre comemoram juntas as vitórias e o júri presente só serve pra elogiar. O espetáculo é comandado pela simpática Antonella Clerici.


A abertura é sempre com a mesma música, que duas crianças começam cantando e depois vem a Antonella: "Buonasera, buonasera. Che piacere che mi fa incontrarmi di nuovo con te...". Quem quer ver a entrada, tá aí:





Aí tem sempre uma parte do programa em que ela veste uma fantasia engraçada e dança uma música famosa...





Outro tipo de programa que deve agradar os italianos são as séries policiais. Vocês conhecem a dupla Bud Spencer e Terrence Hill, que contracenavam em filmes da Sessão da Tarde como, por exemplo, A dupla explosiva dando porrada em todo mundo?




Pois é, eles são italianos cada um tem o seu seriado policial que. Bud Spencer é o protagonista de I delitti del cuoco, que une duas paixões italianas: cozinha e casos policiais. O cara é um policial aposentado que é cozinheiro de um restaurante. Porém não consegue ser só cozinheiro e acaba resolvendo todos os crimes que ocorrem na série, sempre deixando os créditos com a polícia local. No final alguém sempre chega pra ele e pergunta: "O senhor é policial, ou detetive?" "Não, sou apenas um cozinheiro". Esse é o chavão da série...




A série com Terence Hill une outras duas tradições italianas: religião e casos policiais. Ele é Don Matteo, um pároco em uma cidadezinha chamada Gubbio que, para variar, ajuda a polícia a resolver crimes. Na verdade ele resolve e vai dando as dicas pra um policial amigo.




Como sempre, o crédito fica com a polícia. É engraçado que quando o Don Matteo fala, ele fala com tanta calma que parece o Bento XVI nos seus pronunciamentos oficiais! Outra coisa engraçada é que o Don Matteo anda sempre de um lado ao outro usando uma capa preta e uma bicicleta... É tipo o símbolo dele.




Um outro seriado policial-gastronômico é o La ladra, onde uma grande ladra foragida resolver abandonar o mundo dos crimes e abre um restaurante numa cidadezinha onde ninguém a conhece. Em cada episódio um amigo dela sé sacaneado e ela usa a experiência que tem pra fazer justiça com as próprias mãos. E normalmente ela entra na casa do vilão e rouba alguma coisa pra poder fazer justiça.




No final do episódio o delegado prende o vilão e depois vai jantar no restaurante dela e conta como resolveu  o caso (sem saber que foi ela). Ela então brinda com as amigas (que ajudaram ela a fazer justiça), olha pra câmera e dá uma piscadinha, dando a entender pro público: "isso é segredo nosso".


Bem, acho que deu pra ter uma idéia da programação da TV italiana. Esses programas costumam dar de noite, que é quando paramos na frente da TV... Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário