sábado, 31 de março de 2012

Lago di Garda com Adriano

Vamos então continuar o relato da nossa viagem pelo norte da Itália com o Adriano "Nóig" Agostini. Quem pegou o barco andando pode conferir a primeira postagem aqui.

Depois do sufoco pra atravessar umas montanhas dos pré-alpes, chegamos no nosso hotel em Rovereto e passamos uma noite bem tranquila. No dia seguinte, uma linda paisagem nos recebeu da janela do quarto:



A nossa parada em Rovereto era porque planejávamos visitar o Castel Beseno, que fica próximo. Porém, alguns dias antes da viagem descobrimos que nessa época ele só abre nos fins de semana. Ligamos e nos informaram que estando fechado nem adiantava chegar perto do castelo que a gente não ia conseguir ver nada... :(

Depois de tomar nosso café da manhã, pegamos o carro e fomos em direção do Lago di Garda. É um dos mais famosos lagos da Itália, e ele faz parte da divisa de três regiões da Itália: Veneto, Lombardia e Trentino. Até esse momento, a nossa viagem havia sido só pelo Veneto (Rovereto é no Trentino, mas não conta, porque nem visitamos nada). Mas o nosso passeio pelo Lago di Garda foi pela costa oeste, logo pela Lombardia.

Então lá estávamos nós, indo em direção ao lago, quando o GPS avisou: "atravessar a rotatória, pegando a segunda saída". Pegamos. E ela: "novo cálculo da rota". Ih, erramos o caminho. E era uma subida de montanha (pelo menos de dia é mais interessante), difícil de fazer o retorno. Então decidimos seguir por esse caminho mais longo, já que tínhamos o dia inteiro pela frente.

Logo adiante apareceu um cantinho que parecia ser bonito. Estacionamos o carro e vejam como é o tal cantinho:


Uau! Ficamos algum tempo lá admirando. A gente não acreditava na maravilha que tava vendo!


Mais adiante, tinha uma hora que parecia que a gente ia entrar num paredão:


E a estrada era sempre assim, contornando as montanhas e, em alguns momentos, atravessando-as por túneis.


A primeira cidade que visitamos à beira do lago foi Riva del Garda, que fica na ponta norte, ainda no Trentino.






Só fizemos essa paradinha pra bater umas fotos. Depois seguimos costeando o lago. Passamos por Limone Sul Garda:




Durante o caminha, passamos por vários desses "túneis de pedra":


A próxima cidade era Tremosine. Saímos da estrada principal em direção à cidade e começamos a subir com o carro. Uma daquelas subidas cheia de curvinhas e de vistas pro lago.



E olhem que viagem:


E essa estradinha estreita era de mão dupla! Então a cada curvinha como essa, a gente dava uma buzinadinha pra avisar se alguém viesse descendo. Enquanto tirávamos essa foto, ouvimos um "bi-bi", e logo apareceu um carro descendo. Aí a gente se aperta um pouquinho que passa.

Olhem outra curva, que não dá pra ver mesmo se tem alguém chegando na contra mão:


Aí depois de subir um pouco, entramos num túnel tri escuro, que não tinha iluminação própria. Se não fosse o farol, a gente ia entrar na parede!


Esse era o legal de Treomsine: o caminho até a cidade. A estrada sinuosa com penhasco dos dois lados, as formações de pedras... Olhem essa aqui:


O que é essa coisa branca? É uma cachoeira congelada! Mais de perto:


Ainda no caminho pra cidade, túneis de pedra que parecem que vão cair a qualquer hora:



E depois de subir bastante:


Até que uma hora cansamos de subir e resolvemos voltar. A gente sabia que o bonito de Tremosine era o caminho e as vistas do lago mesmo.


A próxima cidade que visitamos foi Toscolano Madero, à beira do lago:



Também aqui só fizemos uma paradinha pra tirar umas fotos.




Depois de andar mais um tanto, vimos uma indicação para um castelo em Moniga del Garda. Viramos uma ruazinha e quando vimos já estávamos no centro da tal cidade. Depois de atravessá-la (nem demorou muito), chegamos no tal castelo (que na verdade era antes da cidade).


A outra cidade que visitamos foi Desenzano del Garda. Essa cidade era maiorzinha. Estacionamos o carro e demos uma passeada por ela.








Depois de tomar um sorvete passeando pela beira do lago, de admirar a bela paisagem e tirar umas fotos, seguimos viagem para Sirmione. Não queríamos chegar de noite pra fazer o passeio no castelo ainda de dia.

Sirmione fica numa entradinha de terra no sul do lago de Garda e o castelo tem acesso ao lago, parte da sua muralha foi feita no lago.

Chegando em Sirmione:


Olha lá o castelo, nos esperando:


Caminhando na beira do lago para o castelo:


Olhem o castelo, que lindo:



Primeiro demos uma passeada ao redor dele. Nas fotos dá pra ver que tem um poço ao redor do castelo.



Nossa, até parece que termina num precipício. Mas ali depois do castelo é o lago. Descendo por essa entradinha, chegamos numa espécie de praia:



Voltando à entrada principal, decidimos entrar pra conhecer por dentro.


Quanto mais subíamos as torres do castelo, melhor era a nossa vista desse pedacinho de terra que entra no lago.



Bem conservado e bonito esse castelo!



Essa era a vista pro lado de onde viemos de carro:


E essa pro lado do lago (acaba logo ali):


Esse era o caminho pra subir no alto da torre:


Lá de cima a vista era melhor ainda. Essa foto de baixo mostra a parte do castelo voltada pro lago:


Tava ficando tarde, o pôr-do-sol tava lindo...


De cima da torre:


E depois de voltar pra baixo, tentando abrir a ponte levadiça da entrada do castelo:



Depois, fizemos um passeio rápido pela cidade.




E uma última foto do castelo:


E assim terminou mais um dia da nossa viagem. Seguimos até a cidade de Valeggio sul Mincio, onde dormimos num agriturismo (um hotel estilo colonial). Mas isso fica pro próximo post (você pode acessá-lo clicando aqui). Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário