quarta-feira, 13 de junho de 2012

Veneza com Adriano

Vamos continuar contando do nosso passeio com o Adriano pelo norte da Itália, que encerramos em Veneza.


Como vocês devem lembrar, nós dois passamos um dia em Veneza antes de nos unirmos ao Adriano para iniciar os passeios. Nessa segunda visita, agora com o Adriano, pudemos passear mais e conhecer melhor essa encantadora cidade.

Como vocês devem saber, na ilha de Veneza não tem carro ou ônibus, a não ser da ponte até a Piazzale Roma, logo no comecinho. Foi lá que devolvemos o carro alugado. Em Veneza, se locomove sempre de barco ou a pé.

Entre os barcos, há os barcos taxi (pra quem tá bem de dinheiro), as gôndolas (pra um passeio charmoso) e os vaporetto, que são o transporte público da cidade. Nesse nosso passeio andamos bastante de vaporetto.



Veneza é encantadora e cada cantinho é motivo pra uma foto!


Interessante também é caminhar pelas ruazinhas. Na nossa primeira ida (no começo dessa viagem), nós dois caminhamos o tempo todo. Agora, com o Adriano, também aproveitamos pra nos meter em bequinhos e nos perder pelo meio da cidade.




Canais, gôndolas e casas antigas por todos os lados!




Fotos que fizemos na ponte do Rialto:




O carnaval já passou, mas as máscaras continuam expostas por toda a Veneza:



No rialto tem uma feira com várias bancas de roupas, souvenirs, comidas e outros. Lá encontramos o Vin Brulé, um vinho quente que apelidamos carinhosamente de quentão. Ele foi nosso companheiro nas nossas andanças por aí.


Este é o Ca' D'oro, um dos vários palácios de Veneza:



A noite vai chegando, mas a animação não pára. Chegava a dar um frio na barriga de passear pelos bequinhos de noite, sempre em dúvida se não íamos nos perder ou encontrar qualquer coisa estranha.


Achamos um lugar bem simpático pra sentar à beira do Canal Grande. Ficamos uns minutos ali, em silêncio, curtindo o cenário lindo que se apresentava pra gente. 




No dia seguinte, pegamos o vaporetto para a Piazza San Marco. Pegamos o que fazia a volta mais longa, pra gente aproveitar as vistas do caminho.



Bem no fundo, entre o Palazzo Ducale e o Campanário de San Marco, fica a Piazza San Marco.


Ao lado do Palazzo Ducale, à direita na foto, está a Ponte dos Suspiros.



E aí estamos nós em frente à Ponte dos Suspiros. Não, não são suspiros de namorados, apreciando a romântica Veneza. São suspiros dos prisioneiros, que eram levados pela ponte do Palazzo Ducale até o prédio ao lado, que funcionava como uma prisão. Foi, a propósito, o primeiro prédio no mundo construído propriamente para ser uma prisão. Então é nessa ponte que os prisioneiros davam seu último suspiro como pessoas livres, já que na época os prisioneiros nunca eram libertados.


E aí chegamos na San Marco:


Palazzo Ducale:


A Piazza San Marco é também famosa pelos pombos virem pra cima das pessoas. Muito cuidado nessa praça! De verdade! :)


Basílica de San Marco:


Demos uma paradinha no Caffè Quadri, uma cafeteria que esbanja elegância e uma conta salgadinha no final pra pagar. Mas valeu a pena entrar num lugar assim uma vez na vida! O Caffè Quadri foi fundado em 1638, é um dos cafés mais antigos da cidade.


Esse foi o pedido do Nino. O café vinha com um tempero picante à parte para juntar.



De novo a basílica e seu campanário:


Em volta da praça era cheio de galerias e lojas bastante refinadas.



Bancas de souvenir à beira do canal:




Em meio às nossas andanças, o Nino procurou um barco-fruteira, que dizia no guia. A gente ficou curioso e foi ver como era, mas chegando lá vimos que estava fechado. :(





Depois de caminhar bastante, resolvemos fazer o nosso passeio de gôndola. Encontramos esse "estacionamento de gôndolas", onde combinamos tudo com o gondoleiro.


Então fomos nós três pelos canais de Veneza, deslizando e balançando na gôndola.


O gondoleiro ia explicando coisas sobre a cidade, os canais, a história...


Passamos perto da ponte do Rialto:





O passeio foi lindo, passamos por vários canais pequeninhos, tirando vários fininhos das casas e das outras gôndolas. Ele explicou um pouco sobre como se aprende a "dirigir" a gôndola, e falou que se toma muito tombo até aprender a ter o equilíbrio.


E o dia foi passando... Conhecemos bastante de Veneza, e cansados de caminhar, demos umas voltas de vaporetto pra lados desconhecidos.



Depois, resolvemos visitar uma das ilhas que ficam próximas, Murano. Ficará para o próximo post.

Um comentário:

  1. Veneza com vocês teve outro sabor. Acho que de Vin Brulè. E de cerveja gelada na báscula da janela. :-D

    ResponderExcluir